terça-feira, 29 de maio de 2012
Base do foguete
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Palestra sobre Foguete de Água
A Palestra começou com a história, a primeira experiência do foguete de água foi feita em 1930, por Jean LeBot, que utilizou uma garrafa de vinho, colocando uma mangueira dentro dela e uma válvula na outra extremidade, como a garrafa era feita de vidro, quebrou, mas com o tempo foi se descobrindo, foram descobertos vários tipos de foguetes com combustíveis líquidos.
depois foi falado das precauções necessárias, que são:
1- Utilizar somente garrafas Pet (no caso, ate 600ml), porque essas tem um material que mesmo estourando não exploderiam, podendo machucar os outros.
2- Não lançar perto de casas, fios elétricos, ruas movimentadas, ou com ventos fortes, isso pode resultar em pessoas machucadas.
3- Utilizar a trava de segurança para o caso de algo dar errado, assim você pode esvaziar a garrafa e encuer de novo.
4- Deve se conferir se os objetos colados ao foguete estão reforçados o suficiente.
Também foi falado dos fatores importantes para o lançamento (entre eles a pressão ideal, a estabilidade, a trava, o paraquedas a quantidade de água dentro da garrafa e seus materiais) e da estabilidade do foguete.
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Como montar um foguete de água
Biografia: Professor Jean LeBot
Biografia: Robert Hutchings Goddard, inventor da nave espacial.
Robert Hutchings Goddard foi um físico experimental estaduniense, além de ser um engenheiro, muito importante e considerado pai dos modernos foguetes. Foi o inventor do foguete espacial de combustível no ano de 1926, mas apenas objetos pequenos foram capazes de transportar, foram eles uma câmara fotográfia, barômetro e termômetro.
Nasceu em Worcester, era muito interessado em física e tecnologia desde quando era pequeno, fez seu doutorado na Clark University, na mesma cidade onde nasceu, e permaneceu por lá por muito tempo. Também trabalhou para Worcester Polytechnic Institute.
Com a ajuda de Daniel Guggnheim, ele fundou seu própio laboratório para serem realizado testes, em Roswell, NM, e foi onde desenvolveu suas primeiras experiências sobre a propulsão de foguetes no vácuo e estudou a relação entra a energia consumida e o empuxo.
Então, anos depois (1935), ele realizou testes e contruiu um foguete de autopropulsão movido a combustível líquido, oxigênio líquido e gasolina. O foguete tinha 3m de comprimento, percorreu 4.130m com a velocidade de 990 km/h, à 2.100m de altura.
No mesmo ano, fabricou o primeiro foguete que ultrapassou a velocidade do som e então ele desenhou cápsulas para o transporte do homem para o espaço.
Durante a Segunda Guerra Mundial, ele ofereceu seus serviços ao Exército americano e passou então fabricar foguetes à fins militares.
Seu trabalho foi apenas reconhecido mesmo após a sua morte, na segunda guerra mundial, e o governo americano acabou comprando suas patentes, onde as ultilzou na corrida espacial na década de 50.